Fofurices Baianas

24 out

por Pat Guanais

Comadres e compadres queridos,

Antes de mais nada quero dizer que estou absolutamente AMANDO a participação de vocês nessa promoção mais do que demais do Lascomadres! 

Sempre amei fotografar. Desde cedo pegava as câmeras do meu pai e me imaginava fotógrafa. Me divertia mais com essa fantasia do que com brincar de casinha ou de Barbie. O tempo passou e nunca cheguei nem perto de me tornar uma Annie Leibovitz ou um Aristides Alves. Tudo bem. Meu olhar continua atraído pelas lentes das câmeras e seduzido pelas belas imagens com que me deparo. E aqui é que entram vocês e o registro maravilhoso com os seus pequenos! Percebo o cuidado na escolha das roupas, do cenário,  e ao mesmo tempo a espontaneidade de cada momento eternizado, a felicidade e o orgulho de cada um de vocês!
Lindo demais!
Viajei na emoção!

Agora voltando ao que queria compartilhar….
A temporada de férias na Bahia acabou já fazem algumas semanas. A saudade já é companheira diária e a minha filha não fala em outra coisa a não ser voltar para Salvador no final do ano. Filha de peixes baianos é isso, não é mesmo?

Mas além da praia, da programação cultural e dos passeios turísticos, “o dia livre para compras” é parte fundamental de qualquer temporada na capital baiana. A minha dica é, para quem gosta de produtos da terra e artesanato com um toque mais do que especial, ir ao Ceasinha no bairro do Rio Vermelho.
São 154 boxes que vendem desde frutas, legumes, comidinhas típicas (e não tão típicas!) e produtos agropecuários, até peixes e aves exóticas, ervas e santos, roupas com estilo, livros de arte, mimos infantis e produtos especiais para a produção de uma refeição japonesa completa. E não pára por aí!

Minha bagagem sempre volta cheia! Doce de banana enrolado na palha, geléia de cacau, castanha, cocada, bolsinhas de palha, além das novidades que SEMPRE encontro a cada ida lá.
Pelo menos duas lojas são paradas obrigatórias para mim! Anotem aí:  

Toque de Vó Xepa
A lojinha é um encanto e a Elaine uma simpatia. Nos faz voltar à infância instantaneamente com joguinhos, fantasias e mil fofurices todas feitas à mão! Fátima, a minha pequena, ganhou da vovó Simone um livro de pano com todos os acessórios (incluindo a cola para tecido) para criar a sua própria história. A embalagem dos mimos segue o clima de “feira” – sacola de papelão arrematada com um pregador de roupas de madeira com o nome da loja!

 

Não é demais isso? E de dentro sai um dedoche…que é uma borboleta!
 

Fafá garantiu uma lembrança da terrinha...

 

Oropa França e Bahia 
 O cartão de visitas já diz tudo: Bolsa. Roupa. Quadro. Escultura. Fotografia. Livros e discos de baianos e abaianados. Tudo com arte. Cotidiano com arte. 

A expressão, criada por Mário de Andrade no seu Macunaíma, serviu para designar o mundo inteiro. Ao criar a loja as donas Gal Assemany, a atriz Rita Assemany e a escritora, dramaturga e diretora de teatro Aninha Franco quiseram expandir os horizontes do tradicional artesanato baiano incluindo na sua tenda, diga-se de passagem pra lá de transada, mimos de artesãos de outras regiões do país. Um show em cada detalhe!

Tentação – uma do lado da outra!

Na próxima ida à Salvador não deixem de visitar a Ceasinha e curtir as surpresas que escondem os seus corredores! 

 Centro de Abastecimento do Rio Vermelho – Ceasinha 

Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 – Rio Vermelho

Salvador – Bahia

Tel: (71) 3116-0498 

Toque de Vó Xepa – Loja 55

Tel: (71) 8854-1803

toquedevoxepa@gmail.com

 Oropa França e Bahia – Loja 60

oropafrancaebahia@yahoo.com.br

6 Respostas to “Fofurices Baianas”

  1. Cristine 24/10/2011 às 15:58 #

    Pat, que capricho e fofura essas lojinhas de Salvador!
    Uma gostosura a bolsinha com dedoche! Amei!

  2. lascomadres 24/10/2011 às 16:23 #

    “Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá”
    Pat, sua pequena tá uma delícia…Que bacanas as dicas de Salvador…Quero ir lá com vcs.
    Um beijo!

  3. Pat Guanais 24/10/2011 às 19:03 #

    Gentem, uma TENTAÇÂO!!!!

    Eu adoro feira e chique e transada então…ui!

    Trouxe um colar feito com tiras de couro do Oropa, França e Bahia que é sucesso absoluto aqui! depois posto foto!
    beijocas
    Pat

  4. Paloma 24/10/2011 às 22:53 #

    Ótimas dicas!! Outra dica é levar mini acarajés e abarás congelados, são uma delícia!!
    Beijos

    • Pat Guanais 01/11/2011 às 18:54 #

      Sim, sim Paloma!!!!
      E também as cocadas – “puxa” preta e branca. DELICIOSAS!!!!!
      Pena que para mim trazer os congelados e os resfriados fica mais difícil…para quem pode fica aí a dica!

      beijocas
      Pat Guanais

      • Pat Guanais 06/12/2011 às 20:38 #

        Só agora vi como ficou esquisito esse pra mim trazer…rsrsrsrs
        quis dizer “Pena que, para mim, trazer os congelados….” acho que é isso! rs
        bjs

Deixe uma resposta

