Dona Canô chamou… e nós fomos!

29 set

por Pat Guanais

Todas as nossas temporadas na Bahia nos trazem surpresas deliciosas…

Dessa vez foi um convite para a comemoração de um aniversário bem especial, o da Senhora Claudionor Viana Telles Velloso, a Dona Canô, mãe de oito talentosos filhos, sendo os mais conhecidos Caetano e Maria Bethania.

A amizade dos Coni Campos, família do meu marido, e dos Velloso vem de longa data e todos os anos a família é convidada a celebrar mais uma primavera dessa simpática senhora. Dessa vez estávamos aqui, eu e a minha pequena, e como Fátima não dispensa um aniversário, embarcamos rumo a Santo Amaro da Purificação para ajudar no coro afinadíssimo dos parabéns!

 

Mas o que há mesmo de especial nessa comemoração?

A matriarca da família Velloso completou este ano 104 anos de vida! É, comadres e compadres, os números impressionam, mas ao que tudo indica existe algo em Santo Amaro que propicia vida longa aos seus habitantes! Dona Canô não está só em sua longa e bem vivida existência. Ao seu lado seguem amigas igualmente centenárias e com a mesma disposição! Ainda no último mês comemorou o aniversário de 102 anos de uma delas.

O dia 16 de setembro começou tranqüilo, com café da manhã entre seus familiares, seguido de uma missa. A Igreja estava repleta de flores e de famosos. Além dos filhos, netos e bisnetos, a atriz e amiga Regina Casé, a ex de Caetano, Paula Lavigne, muitos amigos conterrâneos e alguns curiosos. Na saída da Igreja chocolate quente e lembrancinhas para os convidados, além de um bolo para cantar os parabéns.

Fátima a todo o momento dizia “mamãe, eu não estou vendo Dona Canô”. A ansiedade para conhecer a aniversariante era grande. Finalmente ao final da missa pudemos vê-la de perto e desejá-la mais um ano de saúde e paz!

Uma doçura essa Dona Canô.

E falando em doçura e aniversário, resolvi compartilhar aqui com vocês uma receitinha de família, repassada pelo filho Rodrigo Velloso (Sim, Velloso com dois eles. O que eu soube foi que ao registrar Caetano o escrivão se atrapalhou e colocou um ele só e assim ficou…).

Bolo Delicioso de Dona Canô 2

Ingredientes:

300g de açúcar peneirado

200g de manteiga

6 ovos

Leite de coco

1 pitada de sal

300g de puba* úmida e peneirada com uma colherinha de chá de fermento em pó

 Modo de fazer

Bater a manteiga com o açúcar, colocar as gemas uma a uma e continuar a bater. Depois, sem bater, mexendo com colher de pau, juntar, de forma alternada, o leite de coco (ao qual se acrescentou uma pitada de sal) e a puba. Por fim, juntar as claras batidas em neve.

Assar em forno pré-aquecido, em forma redonda, não muito alta.

*Puba é uma massa fermentada extraída da mandioca e muito utilizada na produção de bolos, biscoitos, mingaus e várias receitas típicas do norte e do nordeste brasileiro.
O processo de obtenção da puba consiste em deixar a mandioca de molho num recipiente com água por sete dias. No final desse período a mandioca estará mole, então escorre-se a água, lava-se abundantemente a mandioca e em seguida ela é ralada.
Com a mandioca ralada, escorre-se completamente o líquido. Normalmente é separada em porções, protegidas com papel filme e guardadas no refrigerador por uma semana ou por até seis meses no congelador. (Fonte: “http://pt.wikipedia.org/wiki/Puba“)

2 Respostas to “Dona Canô chamou… e nós fomos!”

  1. Paloma 29/09/2011 às 22:07 #

    Que legal, adorei!
    Santo Amaro é uma graça mesmo, pena que, como tudo na Bahia, esteja mal cuidada…
    Beijos

  2. Juliana 30/09/2011 às 00:05 #

    Que delícia…
    Dona Canô, claro!
    O bolo ainda não sei, vou experimentar!😉
    Bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: