Lugar de criança é mesmo no Museu!

14 jul

por Pat Guanais

Depois de escrever aqui sobre a nossa visita ao Museu da Criança em Baltimore, fiquei curiosa sobre a existência de espaços semelhantes mundo afora, e principalmente no Brasil.

 A primeira surpresa veio da minha querida terra natal: Salvador.

 O Museu da Criança nasceu em outubro de 2000, concretizando o sonho da brasileira, filha de pais americanos, Susan Murray de criar um espaço divertido, seguro e acolhedor, onde crianças pudessem interagir livremente realizando uma rica troca sociocultural.

 Ainda não tive a chance de conhecer o For the children – Museum and Library da Bahia, mas já está na agenda para a próxima temporada.

A jornalista Katja Polisseni, que escreve o Blog Descobertas com Davi (http://descobertascomdavi.blogspot.com) esteve no espaço e descreveu lindamente o trabalho da Susan. Reproduzo aqui parte do seu texto para que vocês comadres conheçam um pouco dessa pérola dedicada aos pequenos na minha saudosa Salvador!

 Há 10 anos a pedagoga Susan Murray realizou um sonho, fundou o Museu For the Children (Museu da Criança), localizado em uma simpática casa, com muito verde e espaços lúdicos, no bairro de Patamares, em Salvador(…)

 (…) Susan, apesar do sotaque e da aparência, faz questão de destacar que é brasileiríssima. Filha de norte-americanos, nasceu no final da segunda guerra em Manaus (AM). Com seis semanas de vida, os pais, um médico e uma enfermeira, voltaram para os Estados Unidos. Foi criada no Sul de seu país. Segundo ela, não tinha lugar pior, tanto em razão do machismo como em razão do sexismo. “Eu, como mulher e filha de médico não podia fazer o que todas faziam, recorda”.

 Aos 21 anos, quando concluiu a faculdade, para realizar o sonho de vir ao Brasil, inscreveu-se num programa em que jovens norte-americanos vinham atuar junto a comunidades carentes do interior do Brasil. Foi para o Rio Grande do Norte. “Enquanto todos estavam deslumbrados por pisar em solo brasileiro, desci do avião e me senti em casa”, recorda.

Após voltar para o País onde nasceu, acabou vindo para a Bahia, onde montou o projeto de seus sonhos. “Nos Estados Unidos, toda criança tem um espaço onde pode ir para brincar com os pais. Pensei em fazer algo semelhante”, revela.

A proposta do espaço é garantir cultura e divertimento a crianças de diferentes classes sociais, raças e cores, promovendo seu enriquecimento sociocultural. Assim, a criançada pode interagir com brinquedos como uma cama d’água, no jardim uma bacia “didática” com objetos que flutuam ou que bóiam, imagens na parede que ensinam o que é ilusão de ótica, a réplica de uma venda do interior com comidinhas, frutas e verduras, um fóssil de dinossauro (réplica) no quintal, entre outros que a criançada vai descobrindo.

Além de visitas de escolas públicas e particulares, o espaço está aberto para aniversários (mas deixa claro que não é um buffet infantil) e encontros.

Vale a pena conferir e conversar com esta sonhadora que é a Susan. Aliás, ela está tocando também um projeto social – “Museu Móvel” que leva ao interior um pouco do Museu da Criança. “Comecei a conhecer o Brasil pelo interior e é a minha paixão”, conta.

Como resultado da minha busca por Museus Infantis mundo afora me deparei com uns sites legais que compartilho aqui com vocês!

 Aguardo mais dicas das comadres viajadas!!!!

 USA

 Washington,DC:

http://www.ncm.museum/home

 Bethesda,MD:

http://www.playseum.com/index.html

 Pittsburg, PA:

http://www.pittsburghkids.org/Templates/CMP_ExhibitsMenu.aspx?CID=78&SECID=5&MENUID=50

 Manhattan, NY:

http://www.cmom.org/

 Brooklyn, NY:

http://www.brooklynkids.org/

 Boston, MA:

http://www.bostonkids.org/

Brasil

Salvador, BA:

http://www.forthechildrenmuseu.org/12.html

Camaçari, BA:

http://www.cidadedosaber.org.br/wp/projetos/

 São Paulo, SP:

http://www.cataventocultural.org.br/listainst.asp#

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: