Cia Truks Teatro de Bonecos em Brasília

29 abr

Teatro de bonecos para crianças e adultos aquece a programação cultural de Brasília.

A Cia Truks Teatro de Bonecos, conceituada companhia paulista, está na cidade com uma extensa programação de espetáculos para o público infantil e também adulto.

As apresentações acontecerão na Sala Martins Pena, do Teatro Nacional, de hoje (28) a domingo (1) e serão todas gratuitas!

Para quem ainda não conhece esse grupo teatral, suas peças são sucesso de crítica e público nos principais festivais brasileiros.  Assista ao clip da Cia e confirme pessoalmente a qualidade do trabalho.

As sinopses das peças adultas você confere aqui. As sinopses das matinês seguem aí embaixo.

 Quinta, sexta, sábado e domingo, 20, 11 e 16 horas:

Truks – A Bruxinha – Dia 28 de abril às 20 horas (abertura da Mostra Itinerante Truks 20 anos)

Baseada na obra da autora e ilustradora Eva Furnari, TRUKS: A Bruxinha foi o primeiro trabalho da Cia. Truks. A peça estreou em 1991 e foi apresentada até 1998, tendo ultrapassado a marca de 1200 sessões realizadas. Foi, sem dúvida, um dos grandes fenômenos do teatro para crianças, não apenas pela grande repercussão que teve em toda a mídia, lotando teatros em todo o Brasil, mas principalmente pelo encantamento que provocava no público. A montagem, cativante e delicada, é um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A Bruxinha deixa o seu espaço gráfico para ganhar corpo – e alma – de boneco, e leva para os palcos toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventuras, manias e caprichos. Foi indicada para o Prêmio Mambembe 1995 na categoria Melhor Espetáculo e faturou o prêmio de Melhor Direção para teatro infantil.

Espetáculos Para Escolas:

Gigante – Dia 29 de abril às 10 horas

“GIGANTE” conta a “saga” de um pequeno vilarejo onde estranhos fatos acontecem: Um pintor confuso não sabe mais onde estão as suas tintas, e acaba por deixar sua tela sem cores; O músico não sabe a nota seguinte de sua canção, os semáforos não representam mais regra alguma ao caótico trânsito de carros desgovernados e sem destino. Até mesmo os animais andam bastante confusos. Os moradores da vila, no entanto, de nada se apercebem. Nada estranham. Nada sentem. Porque já não podem mais sentir. É uma gente esquecida da vida e das coisas da vida. É uma gente a viver sem saber exatamente porque e pra que…

Cidade Azul – dia 29 de abril às 15 horas

Cidade Azul é um lugar que existe dentro da cabecinha de um menino teimoso, que insiste não apenas em sonhar, mas em transformar, nem que seja como um sonho, o seu, em um lugar melhor para se viver. Ele é um menino que acorda, a cada nova manhã, sobre os papelões ou sob os jornais da rua, para mais um dia solitário e de verdadeira aventura. Mas eis que no amanhecer de um dia especial, cai-lhe sobre a cabeça uma enorme bola de brinquedo, azul, é claro, trazendo atrás sua aflita dona. Uma menina. O espetáculo conta como nasce, cresce e se fortalece uma comovente amizade entre as duas crianças de realidades tão diferentes: Um menino das ruas, e uma menina perdida pelas ruas. Eles nos revelam a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos através de seus jogos e brincadeiras. Estreou em 1997. Prêmio APCA 1997: Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Autor para Teatro Infantil. Prêmio Mambembe 1997: Melhor Texto para Teatro Infantil, Melhor Direção para Teatro Infantil e Grupo Destaque do Ano no Teatro Infantil. Prêmio Coca Cola De Teatro Jovem 1997: Melhor Direção, Melhor Espetáculo e indicado ao Prêmio Coca Cola De Teatro Jovem 1997 como Melhor Texto.

Espetáculos Para Crianças sábado e domingo

O Senhor dos Sonhos – dia 30 de abril às 16 horas

O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando fora um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador. Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações.

A peça faz de Lucas um verdadeiro ícone de todas as crianças, ao materializar o anseio destas pela liberdade de viverem os seus sonhos. Mas salienta, principalmente, a importância da participação de pais e educadores, que, a cada passo, e com redobrada atenção, quiçá saberão orientar e conduzir os caminhos dos pequenos, com compreensão, carinho e, principalmente, muita cumplicidade. Pois é desta cumplicidade e do carinho de sua mãe, que o velho Lucas relembra com maior emoção. Pois sabe que deste afeto nasceu a segurança para exercer sua arte de contar e escrever as histórias que o consagrariam como escritor de sucesso, pelo resto de sua vida. Estreou em 1999. Indicado ao Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem – 1999 nas categorias Melhor Atriz e Melhor Autor.  Melhor Espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela – 2005.

Zôo-Ilógico – Dia 1º de maio às 16 horas

Zôo-Ilógico traz para os palcos uma idéia de fundamental importância para as crianças: o estímulo ao processo criativo, à invenção e à criação de novos referenciais imaginários. A partir de simples objetos do cotidiano, desfilam pela cena mais de uma dezena de divertidas e inusitadas criaturas animadas. Tudo começa quando dois amigos resolvem fazer um piquenique no Zoológico.  Ao encontrarem as portas do parque fechadas, não se intimidarão em criar, com muita criatividade e um certo non-sense, o seu zoológico particular, em que bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas,  talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos.  Estreou em 2004. Prêmio APCA 2004 – Melhor Ator. Prêmio Coca-Cola Femsa na Categoria Especial pela inovação de linguagem desenvolvida na montagem. Indicado ao Prêmio Coca Cola Femsa como Melhor Direção, Melhor Espetáculo e Melhor Ator.

Mostra Itinerante Cia. Truks
Data: 28 de abril a 1º de maio (quinta a domingo)
Locais: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro (Setor Cultural Norte, via N2) e Escolas
Ingressos: Gratuitos (devem ser retirados na bilheteria com duas horas de antecedência do inicio dos espetáculos).
Horário da Bilheteira: abertura duas horas antes do inicio dos espetáculos.
Informações: (61) 3325.6256.

Uma resposta to “Cia Truks Teatro de Bonecos em Brasília”

  1. lascomadres 02/05/2011 às 18:23 #

    Preciso compartilhar com vocÊs. Estive na apresentação do Zoológico Ilógico, no domingo, a tarde. Pasmem, mas a sessão estava apenas com 50% dos assentos da Martins Pena ocupados.
    O espetéculo foi sensacional! As crianças emudeceram e os pais ficaram de boca aberta, diante da originalidade da peça e habilidade dos atores.
    O comentário geral era sobre a falta de divulgação do evento. As poucas pessoas que apareceram souberam por acaso, porque ninguém viu uma divulgação oficial.
    Após o Trucks, ainda me dirigi com meus filhos para a Vila Lobos e conferi a homenagem da Orquestra Sinfônica para o Sivuca. Bom demais!
    É por essas e por outras que o Las Comadres existe, para divulgar o que Brasília tem de bom.
    Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: