Redescobrindo New York

20 jan

por Pat Guanais

Em Agosto de 2001 eu e meu marido nos mudamos para New York, onde ele iniciaria o seu programa de Doutorado na New York University, no mês seguinte. Lembro bem do dia em que chegamos à cidade, um dia quentíssimo de verão, nós com seis malas, um gato e uma casa velha e vazia no bairro de Astoria, no Queens. Embora exaustos trazíamos na mala uma excitação enorme pela fase que ali se iniciava.

Bem, muita coisa aconteceu: o 11 de setembro, o luto que a cidade viveu nos meses seguintes, as dúvidas sobre seguir ou voltar, mas uma vez decididos a seguir o nosso caminho ali o saldo não poderia ter sido mais positivo em nossas vidas. Nos apaixonamos pela cidade e vivemos a fundo, com toda a energia dos nossos vinte e poucos anos, as delicias que só a Big Apple poderia nos proporcionar! Cultura, sons, sabores, línguas, visões e diversão, MUITA diversão. “É a cidade perfeita para se estar quando se é jovem”, uma vez me disseram e agora eu retifico: É a cidade perfeita para se estar em qualquer época da vida!

Depois de 6 meses morando nos Estados Unidos, eu ainda não tinha revisitado a minha segunda casa. Senti que não poderia começar o ano sem vê-la, sem sentí-la, sem captar um pouco da sua energia. Deu a louca na comadre aqui e no sábado à noite, dois dias depois de ter chegado das férias no Brasil, resolvi que iríamos para NY.

A viagem de carro entre DC-NY é tranqüila quando não tem trânsito. Saímos cedo e levamos exatamente 4 horas até a porta do Belvedere Hotel, próximo à Times Square. Claro que viajar com crianças requer uma estrutura diferente: lanchinhos, brinquedos, DVD….e ainda assim é preciso estar preparado para algumas intercorrências – idas ao banheiro e enjôos, por exemplo. A nossa pequena começou a enjoar em viagens de carro. Pelo menos dessa vez abrimos as janelas, desligamos o DVD e ela não vomitou. Ufa.

A cidade continua exatamente como a deixei em minha memória: barulhenta, suja, movimentada e absolutamente excitante!!! Me senti confortável, à vontade com as ruas, com as pessoas, mas também muito nostálgica. Foi especial voltar à cidade depois de 10 anos e agora com a minha pequena.

Foram pouco mais de 24 horas na Big Apple. Por conta do frio (e aqui leia-se frio mesmo! Algo em torno de -12oC) alguns programas que eu gostaria de ter feito não foram possíveis, mas ainda assim curtimos um belo dia novaiorquino.

Primeiro programa: Central Park. Cheio de crianças brincando na neve. As carruagens dando um toque mágico à paisagem. Fátima ficou fascinada com as carruagens “de princesa”. De lá mesmo seguimos para o Central Park Zoo, para ver em especial a ala dos Pingüins. Mas vimos também focas, patos e ursos polares.

Saindo do Zoo fomos à famosa loja de brinquedos – FAO Schwarz – agora super renovada! Um paraíso para crianças e adultos. Aqui cabe sugerir aos pais menos comedidos a estabelecer um limite para os presentes. Muito facilmente extrapolamos esses limites.

Na volta para o hotel passamos pela Times Square, de longe o ponto mais turístico da cidade, não exatamente o meu preferido, mas incontestavelmente fascinante com suas luzes ofuscantes e a sua multidão sempre constante de turistas. Fátima já dormia, mas no dia seguinte repetimos o programa e a fascinação em seus olhinhos foi incrível.

Domingo, seguimos para um brunch em um Café chamado Aroma, na Houston. De lá seguimos para o Children´s Museum of the Arts no SoHo, passando antes pela Scholastic, uma loja de livros e brinquedos maravilhosa localizada no SoHo e conhecida por publicar os livros da série Harry Potter.

Após almoçar com amigos na vizinhança começamos a nossa volta para casa, entretanto parando antes na Magnolia Bakery para umas cupcakes. (Sim, aquela mesma de Sex and the city e a que, pelo menos pra mim, introduziu essa delícia de bolinhos!). Aqui tenho que confessar que os bolinhos não me pareceram os mesmos de anos atrás. O teor de açúcar parece ter triplicado, mas a loja continua charmosa e atrativa, agora com umas camisetinhas super queridas para crianças, inspirada na conhecida frase I love (forma de coração) NY, só que substituindo o coração por uma cupcake. Fofíssima!

Deixei a cidade com uma certeza: I still love NY!

E vou precisar ainda de muitas idas, em diferentes estações, para redescobri-la! Aguardem!!!

Dicas:

www.scholasticstore.com

Magnolia Bakery

Fafa e Pati no Central Park com a carruagem ao fundo

FAO Schwarz brincando com os bonecos do Muppet Show

Fafa com o papai na Scholastic Store

Children´s Museum of the Arts

2 Respostas to “Redescobrindo New York”

1. lascomadres 20/01/2011 às 18:12 #

Pat, seria fantástico se houvesse um Museu de Artes para Crianças no Brasil, hein?!

• Pat Guanais 20/01/2011 às 20:06 #

Com certeza!
      A idéia é bem simples na verdade. Um espaço criativo e adaptado ao público infantil, tendo como instrutores artistas – iniciantes, estudantes, veteranos – e material para as oficinais. O museu funciona com umas ilhas – uma grande mesa para ser desenhada com giz de cera; uma outra ilha de pintura e colagem; uma outra com uma grande caixa de papelão para ser decorada coletivamente; uma ilha de massas de modelar; um espaço para as crianças se fantasiarem; uma SUPER piscina de bolas gigantes, aquelas de pilates, sabe? Deliciosa´para as crianças se jogarem sem medo! Muito bom o espaço. No final as crianças podem levar suas obras de arte para casa.