Técnica de sobrevivência na água para bebês e crianças

28 dez

fonte: Bom dia Brasil

Bastam dez minutos por dia de treinamento dentro da piscina. Em cinco semanas, as crianças já estão prontas para se defender.

Uma criança cai na piscina, mas não há motivo para pânico. Ela sabe boiar, girar o corpo e respirar tranquilamente. Esses três passos formam uma técnica de sobrevivência para crianças criada há 44 anos pelo americano Harvey Barnett, doutor em psicologia. Ele diz que ensinar a sobrevivência na água é como ensinar a andar. “Nós ajudaremos, mas normalmente o bebê vai fazer tudo sozinho”, afirma.

Por esse método que hoje existe em onze países já foram treinadas 25 mil crianças. Bastam dez minutos por dia de treinamento dentro da piscina. Em cinco semanas, as crianças já estão prontas para se defender.

As aulas são para bebês a partir de seis meses e crianças de até seis anos. Nos estágios mais avançados, elas caem na piscina de roupa. O esforço tem justificativa: a maioria dos afogamentos acontece quando as crianças estão vestidas.

Sofia tem três anos e aprendeu a técnica quando tinha apenas um ano e meio. Ela boia com facilidade e também consegue chegar até a borda da piscina.

Fernanda Whitney é mãe de Sofia e a primeira instrutora da técnica no Brasil. Em Curitiba, treinou 15 crianças de oito meses a três anos de idade.

“No verão todo mundo vai para praia, piscina, rios. O afogamento acontece, mas pode ser evitado com esse novo método. É claro que nada substitui a supervisão dos pais e quanto mais segurança melhor”, ressalta Fernanda.

Malu, de um ano e oito meses, fica na água com tranquilidade. Em cinco semanas, Pedro Henrique, de quatro anos, perdeu o medo da água. Ele diz que aprendeu a boiar e a nadar com a “tia” Fernanda.

Veja a matéria completa aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: