História do Papai Noel

25 dez

Minha filha mais velha, a Manu está (há bastante tempo) naquela fase dos por quês? E a celebração do Natal, a ida ao shopping e a imagem do Papai Noel trouxe uma série de perguntas às nossas conversas: “Por que o Papai Noel traz presente pra gente, mamãe?!”, “Por quê ele usa roupa vermelha?”, “Por que ele tem barba branca?”, “Por que ele me deu esse pirulito?”.

Eu, normalmente prefiro não inventar uma resposta sem pé nem cabeça pra me livrar da curiosidade da Manu. Mas confesso que a perguntação dela a respeito do Natal me deixou sem boas respostas e precisei sair em busca de explicações razoáveis para dar a ela. E assim eu acabei descobrindo algumas coisas que me causaram surpresa. Você sabia que a imagem que temos hoje, do Papai Noel, de roupa vermelha, com uma longa barba branca, rechonchudo e de bochechas coradas é consequência de uma peça publicitária da Coca-Cola?

Originalmente a figura do Papai Noel (Santa Claus) usava roupas de  inverno na cor verde, a cor das roupas dos lenhadores. Mas em 1930, o ilustrador norte-americano  Habdon Sundblom lançou, sob encomenda da Coca-Cola, uma ilustração que trazia o bom velhinho vestido nas cores branca e vermelha, símbolos da marca Coca-Cola. Essa ilustração foi divulgada numa super campanha publicitária e assim, até hoje, é essa a imagem do Papai Noel reconhecida mundialmente. 

Bem, ainda não é hora de explicar isso tudo pra Manu. Vou ficar, por enquanto, na lenda romântica do bondoso São Nicolau, vestido de vermelho e branco, bem no estilo Coca-Cola. E mais tarde, quando ela emitir sinais de que precisa de uma nova explicação, talvez será a hora para uma reflexão sobre a força do marketing.

  

 

Deixe uma resposta

