Tapetes emborrachados ameaçam saúde das crianças

14 dez

A associação belga Test-Achats alertou para a nocividade dos tapetes emborrachados.

RFI

A associação belga Test-Achats alertou para a nocividade dos tapetes emborrachados.

Análises comprovaram que os populares tapetes infantis emborrachados em formato de quebra-cabeça possuem partículas tóxicas na sua composição. A polêmica ganhou força na última sexta-feira com a retirada dos produtos das lojas belgas pelas autoridades. A França também reagiu e marcou para esta segunda-feira uma reunião que decidirá se o brinquedo vai ou não sair das prateleiras.

A Bélgica anunciou que quase todos os tapetes emborrachados disponíveis no mercado, muito utilizados para crianças, possuem níveis elevados de partículas tóxicas. O principal problema está na presença de formamida, uma substância química cancerígena utilizada para deixar o material mais macio e amortecer as quedas.

Segundo a associação belga Test-Achats, os tapetes, geralmente utilizados por crianças entre três e quatro anos, são nocivos quando inalados ou mordidos e irritam os olhos e a pele.  A multa para os estabelecimentos que insistirem na venda do produto pode chegar a 20 mil euros, cerca de 45 mil reais.

A porta-voz do Ministério belga encarregado da proteção dos consumidores, Marie-Isabelle Gomez, afirmou que “a Bélgica é o primeiro país europeu a proibir a venda dos tapetes emborrachados, mas nós antecipamos a decisão europeia que proibirá a formamida em todos os países da União Europeia a partir de 2013”.

Em 2009, entidades de proteção do consumidor de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica já alertavam para o risco destes tapetes. Um estudo realizado pela revista portuguesa “Teste Saúde” analisou oito marcas à venda no país e quase todas confirmaram a presença de formamida. As outras três nações realizaram uma investigação conjunta em 26 produtos; desse total, apenas a marca espanhola Eureka Kids não tinha esta substância tóxica.

Durante o último final de semana, os tapetes continuavam sendo vendidos nas lojas francesas. Por precaução, alguns comerciantes decidiram retirar o produto das prateleiras enquanto as discussões estiverem em andamento.

No Brasil, os tapetes emborrachados em formato de quebra-cabeça são amplamente vendidos no mercado nacional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: